domingo, 29 de março de 2015

[Resenha] Memórias de Julho


                                                                 
Título do livro: Memórias de Julho
Autor(a): Jéssica Figueiredo
Editora: Polo Books
Número de páginas: 334
Sinopse: No ano 1992, Recife, um grupo de amigos com oito anos (Marcos, Mari, Mila, Juan, Lucas), se encontra numa cabana em suas férias. A alegria de ser criança é compartilhada por todos, assim como a vontade de permanecer juntos. De um pedido surge uma promessa de enterrar seus desejos e suas fotos em um baú todos os anos seguintes. Durante seis anos a promessa é mantida e todos percebem o quanto cada um foi importante durante esse tempo. Em julho de 1998 o destino acaba por separá-los. Quatorze anos depois, 2012, Marcos se vê sozinho e em posse do baú. Durante todos esses anos no mês de Julho ele sonha com os tempos vividos naquela cabana. Mas algo estava errado, os sonhos não eram normais. E Marcos então sai a procura dos antigos amigos que havia deixado para trás. Memórias de Julho lhe fará sentir saudade tanto da sua infância como de seus antigos amigos. Mostrará o que o tempo pode fazer conosco e o que é verdadeiro fica. Principalmente o amor e a amizade.

Classificação: 


Devo confessar que fiquei bem perdida com o fato de crianças de 8 anos serem tão maduras, na minha imaginação demora um certo tempo a mais para terem momentos como eu vi no livro, mas ao longo da história acabei deixando de lado a idade deles e imaginei a história como os dias em que eu vivo atualmente. Quando somos crianças, sempre vivemos em um determinado grupinho, com amigos que fazem tudo junto, e essa é a questão principal da história. Eu me imaginei fazendo parte do grupo dessas crianças, cada momento que a autora descreveu se encaixava perfeitamente nas lembranças da minha infância e meus amigos. Eu adorei o Marcos, a maneira que ele narra a história nos dá a entender o quanto ele considera importante os momentos com os amigos, mas a Mila roubou meu coração desde o inicio, acho que me identifiquei com a inocência e bondade dela.

A promessa deles era algo que todos prezavam, estavam sempre dispostos a cumpri-la. A parte mais interessante é que eles vão se descobrindo juntos, enfrentam problemas familiares ajudando uns aos outros, e descobrem o amor... o amor é algo em evidência, principalmente em um certo casal desse meio, eu fiquei LOUCAMENTE APAIXONADA por eles, dava vontade de entrar dentro da história e esmagar os dois com um abraço. A autora conta cada detalhe do momentos e das duvidas e anseios do primeiro beijo, a primeira vez.. E então chega o final da primeira parte, e é ai que a Jéssica conseguiu destruir meu coração, pisoteou nele e rasgou em milhares de pedacinhos. Eu fiquei MUITO BRAVA com esse momento, e demorei alguns dias pra ter vontade de continuar a ler a segunda parte, porque pra mim a história acabava ali, não teria mais sentido continuar.

Iniciei a segunda parte da história com um pé atras, mas ao longo fui amadurecendo os pensamentos juntamente com o Marcos, entendendo o porquê de tudo ter tomado aquele rumo, e também revivendo memórias. Foi bem emocionante ver amigos se reencontrando, ver tudo dando certo novamente e principalmente ver o quanto se esforçaram para não quebrar a promessa feita na infância. Aprendi muito com esse livro, e me emocionei muito também. Jéssica, eu até te posso te perdoar por me fazer sofrer no final da primeira parte hahahah.

Um comentário:

  1. Nathalia, a sua reação foi bem diferente das outras *-* adorei você citar o casal do livro :D e que você se identificou com Mila :D não queria te deixar brava, mas você me perdoou depois! Ufa!
    Adorei que você curtiu o livro!
    Sobre eles serem mais maduros, acho que tomei como base um pouco de como eu era nessa idade. Eu realmente era bem mais séria que as outras crianças e sabia o que era certo e errado, a hora de brincadeira e a hora de falar coisas sérias!
    Bjs :D

    ResponderExcluir