sexta-feira, 29 de maio de 2015

[Resenha] Eleanor & Park




Tìtulo do Livro: Eleanor & Park
Autor(a): Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Número de Páginas: 325
Sinopse: Eleanor e Park é engraçado, triste e sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas da escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e "grande" (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarrodos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo. Este livro irá levá-lo de volta aos dias de frio na barriga, quando achava que todo peso do amor e da paixão que sentia iria sufocar você, e quando apenas um segurar de mãos já era suficiente para fazê-lo andar nas nuvens.

Classificação:

Há muito tempo que eu tinha curiosidade de ler uma obra da Rainbow, optei por comprar Fangirl primeiramente, e não tive o resultado esperado. Como sou muito curiosa, não pude conter a vontade de ler Eleanor & Park, até por que já ouvi vários elogios sobre o livro.

É impossivel alguém não se identificar com a narração dessa obra, as características do comportamento descritas é exatamente tudo o que sentimos na época do primeiro amor, todo aquele desejo, medo, vergonha.. Achei interessante que a personagem Eleanor não é descrita na forma de garota perfeita que sempre notamos em filmes ou obras famosas, ela é exatamente o oposto, um pouco acima do peso e totalmente longe de roupas da moda e maquiagem. Park também não é aqueles meninos do Ensino Médio que toda garota suspira por seus músculos e cabelo e olhos claros, na verdade ele nos chama mais a atenção na parte sentimental.

A maneira que eles se aproximam aos poucos é tão fofa. Aos poucos Park vai trazendo Eleanor para um mundo diferente, lhe apresentando maneiras de comunicação e diversão, apresentando músicas e histórias de gibis a ela.

Eleanor vive em meio a uma família cheia de problemas, é uma parte a ser lidada com calma, seu padrasto nos dá nojo e desprezo, e a situação atual de sua mãe é repugnante, sem falar na pena que sentimos por ela e principalmente por seus irmãos que não tem a mesma força de vontade de Eleanor.

A família de Park é muito estruturada, e lhe dá todo o amor e condições de vida, e acolhem Eleanor muito bem, embora alguns preconceitos da parte da mãe.

O que eu mais gostei foi do fato de Park não gostar de ver a mãe tentar transformar Eleanor em outra pessoa, ele gostava dela como ela realmente era, com as piores roupas e o cabelo bagunçado.

Eleanor sofre na escola, mas nada que acontece com ela lá é pior do que chegar em casa e ter que conviver naquele lugar totalmente desconfortável, com regras absurdas pregadas por Richie.

Em meio a altos e baixos, Park e Eleanor conhecem o sentimento puro e verdadeiro que pode nascer entre duas pessoas.

E aí surge o mesmo problema que encontrei na outra obra que li da autora. NÃO GOSTEI DO FINAL. Não há como gostar de um final que não existe, deixou muitas dúvidas de acontecimentos com os personagens, e não acaba tudo como eu esperava, na verdade não acaba nada como eu esperava. Foi meio decepcionante como tudo "terminou".

Eleanor & Park é composto por várias cenas engraçadas que encontramos no cotidiano, principalmente na adolescência, tem uma pitada de romantismo, drama e tristeza.

"- Tô com saudade. - falou ela.
 - Estou bem aqui.
 - Queria que estivesse aqui. Ou que eu estivesse aí. Queria que houvesse uma chance pra gente conversar assim depois de hoje, ou pra gente se ver. Tipo, pra gente se ver de verdade. Ficar sozinhos."







2 comentários:

  1. Sua resenha está incrível! Senti a mesma coisa, tanto no decorrer do livro, quanto no final :(
    Mas de uma maneira geral, é um livro bem bonito.
    bjs

    ResponderExcluir