sábado, 4 de julho de 2015

[Resenha] O Resgate


Título do Livro: O Resgate
Autor(a): Nicholas Sparks
Gênero: Drama, Romance, Literatura Estrangeira
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 320
Sinopse: Taylor McAden é voluntário do corpo de bombeiros da pequena Edenton. Destemido a ponto de parecer imprudente, enfrenta incêndios, participa de salvamentos, desafia a morte sem hesitar. Mas uma coisa ele não tem coragem de fazer: entregar seu coração. Por toda a vida ele se envolveu com mulheres que estavam mais em busca de apoio que de amor - e sempre se afastava delas assim que o relacionamento começava a ficar sério. Numa noite de tempestade, enquanto sinalizava postes de energia caídos, Taylor encontra um carro batido na beira da estrada. Assim que recobra os sentidos, Denise, a motorista, pergunta pelo filho. Mas Kyle, um menino de 4 anos que tem problemas de audição e de fala, não está em sua cadeirinha no banco traseiro. Durante a busca pelo garoto, Denise se surpreende ao ver que está diante de um homem capaz de abrir mão da própria vida para salvar uma criança. E o que Taylor nem imagina é que esse resgate será muito diferente de todos os que já fez, pois exigirá mais do que coragem e força física e talvez pode levá-lo a própria salvação. O resgate é um livro arrebatador sobre sentimentos que abrem portas fechadas pela tristeza e sobre vidas que são transformadas quando se tem a ousadia de amar.

Classificação: 


Não há como negar que eu sou fã numero um do Nicholas Sparks, tanto que foram os livros dele que me fizeram ter esse amor enorme pela leitura atualmente. Ouço muitas criticas sobre os romances do Nicholas, muitos os julgam como muito água com açúcar, mas tem coisa melhor do que um bom romance assim? Já estava com saudades dos livros do tio Nich, pois acabei colocando outro autores na minha lista gigante de livros desejados. Agora em junho, ganhei de presente o romance mais atual <3 
Eu não sei como descrever o quanto essa obra me encantou. Denise é uma mulher bem resolvida, que teve uma falha na juventude e acabou se envolvendo prematuramente com um homem que não parecia estar tão disponível, só que desse relacionamento não duradouro acabou engravidando, e assim nasceu Kyle. É impressionante o amor de Denise por seu filho, com certeza ela é capaz de qualquer coisa para proteger o pequeno. Kyle tem dificuldade de evolução, não consegue acompanhar as crianças de sua idade, e tem um atraso na fala, consegue pronunciar poucas palavras e com dificuldade. Denise então, resolveu largar seu trabalho e se dedicar totalmente ao filho, ao menos por tempo suficiente para Kyle ter um bom rendimento e conseguir acompanhar as outras crianças.

Como é figurinha carimbada do nosso velho Nicholas, é claro que a história se passa na Carolina do Norte. Denise está a caminho de mudar sua vida, e acaba se envolvendo em um acidente de trânsito por causa da chuva forte que pega na estrada. Então que entra Taylor na história (vários suspiros <3), o bombeiro voluntário que Denise jamais podia imaginar que faria tanta diferença na sua história a partir daquele momento. 

Ao acordar, Denise está desnorteada e percebe que seu filho não está mais no carro e nem mesmo nas proximidades, e se desespera. Taylor se envolve com a família imensamente quando vai em busca de Kyle, e ao encontrá-lo percebe o quanto esse menino é especial e precisa de carinho.

O envolvimento de Denise e Taylor é só amores, como todo livro do Nicholas. Mas há muito do passado do bombeiro voluntário que deve ser revelado, e cada momento é chocante e toca o emocional. Taylor também conta com amigos incríveis, em especial seu colega de voluntariado, que está sempre preocupado com o que pode acontecer, é uma amizade firme e sincera, que traria inveja a qualquer um.

Quando comecei a ler o livro, recebi um "spoiler" dizendo que dessa vez Nicholas não havia matado nossos personagens queridos, mas quando cheguei em uma parte do livro vi que estava redondamente enganada, então SPOILER(??????) preparem-se para sentir uma pontinha de tristeza, porque esse livro não é só amores. (pelo menos eu fiquei bem triste com o acontecimento).

O que eu mais gosto nas histórias de Nicholas é o poder que ele tem de nos trazer fortes emoções do inicio ao fim, eu sinto todos os sentimentos que os personagens, e o mais íncrivel desse livro, é que assim como algumas outras obras, o autor relata algo que aconteceu realmente na sua própria família, nesse caso com a doença do menino protagonista. Nicholas Sparks é um autor genial, que nos emociona até mesmo com a "Nota do autor" que vem inclusa no final do livro.

Eu jamais me cansaria de indicar romances do Nicholas, posso afirmar isso com toda a certeza. Mas se você é uma dessas pessoas que julga o nosso queridinho tio Nich como "repetitivo", peço encarecidamente que leia essa obra, pois aí está o velho Nicholas, o autor das primeiras obras impressionantes que tocaram o coração de todos que leram. Uma história que mostra que todos podemos ter uma segunda chance, e que os medos do passado não são capazes de nos atormentar a vida toda.

2 comentários:

  1. Amei a resenha e confesso que fiquei curiosa para ler esse livro. Tenho na minha estante, mas nunca dei prioridade. Vou repensar no caso!

    Beijos,
    Vitória Abdalla

    www.escritoraporumacaso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super apoio dar uma chance e colocar esse livro na frente da fila!

      Beijos Vi!

      Excluir