quarta-feira, 22 de abril de 2015

[Resenha] Reencontro


Tìtulo do Livro: Reencontro
Autor(a): Leila Kruger
Editora: Novo Século
Número de Páginas: 494
Sinopse: "Está bem no fundo. Não se pode alcançar... aos poucos, vai roubando o ar." Ana Luiza vai perdendo aos poucos seu fôlego: o fim de (mais) um grande amor, um pai distante, uma mãe fútil, uma amizade complexa e "pessoas que sempre vão embora". Com suas músicas de rock, seus livros e seus cigarros, Ana Luiza vê sua vida desmoronar. "O amor é uma ferida", ela sentencia. Procurando sobreviver e encontrar seu rumo, a "garota de olhar longínquo" tem um encontro inesperado com um alguém aparentemente muito diferente dela: os "olhos imensos", que tudo veem... Presa em seu próprio mundo e rendida ao álcool e às drogas, Ana Luiza tenta fugir de tudo. Principalmente do temido amor, que tanto a feriu... Ao mesmo tempo a garota procura entender as mudanças inesperadas e os "sonhos que nunca vão acontecer"... Como encontrar, ou reencontrar o próprio destino? Até onde o amor pode ir, até quando pode esperar? O que há além das baladas de rock e dos poemas românticos? Poderá o amor salvar alguém de sua própria escuridão, por mais densa que seja? Às vezes, é necessário perder quase tudo para reencontrar... e finalmente poder amar.

Classificação: 

Sinceramente? Esperava mais! O livro não foi um completo fracasso, mas não me agradou em várias partes. Primeiramente, eu não gostei da capa.. Sério, não gostei mesmo, ficou tão apagada, tão morta que sei lá, não me chamaria atenção em uma livraria. Eu achei o ínicio um porre, sinceramente foi muito cansativo, e parecia que nunca ia acontecer algo que me prendesse tipo "AGORA VAI!". 

Mas é claro que chegou o momento em que a Leila finalmente me fez gostar do livro. O que eu mais gostei foi do fato da história ser narrada em Porto Alegre, sou gaúcha e não tem coisa mais linda do que o Sul descrito em um livro, e o nosso sotaque bem destacado <3. Além disso, a protagonista cursa Odontologia na PUC, e é o curso que pretendo começar ano que vem.. Adoro a maneira que a autora descreve um fim de tarde do Sul, com as mesmas sensações que nós gaúchos sentimos e compartilhamos. 

Não há como negar o quanto Ana é imatura no ínicio da história, se lamenta o TEMPO INTEIRO por amores perdidos, como se a felicidade dependesse daquele namorado que te deixou no Ensino Médio, ou daquela amiga que resolveu dar uma furadinha de olho só pra registrar a belíssima amizade verdadeira e sincera (tá, quem não tem "amigas" assim? eu sei que tem!). 

Ana odeia o amor, de todas as formas, e deixa isso bem claro. Como ela resolve os problemas da vida? Se drogando e bebendo! Inteligente? Sabemos que não. A vontade que nos dá é de bater na cara (literalmente) dela até fazer ela entender que a vida NÃO DEPENDE DE HOMEM!!!!!!!! Mas para amenizar a situação é que existe Nana, sua melhor amiga, que está sempre amparando as idéias absurdas de Ana, e tentando faze-la acordar para a vida. 

Rafa é o fofo da história, como toda história que se preze, tem que ter um que encanta a gente, né? Pois então, aí está a descrição do Rafa. Ele não desiste de Ana, apesar dela tentar afastar ele de todas as formas possíveis. A protagonista se vê em uma rede de mentiras e fracasso pessoal, vendo o próprio mundo desmoronar bem na frente dela, com tragédias que ela não imaginava que poderia acontecer. 

Até que começa a parte que vale realmente a pena. Quando a protagonista começa a aprender a viver, com a ajuda de amigos, e canções.. E então tudo fica realmente agradável. 

Livro cheio de lições, que mostra realmente muitas histórias reais do nosso cotidiano. Eu adoreiiii ler um livro narrado no nosso Estado, ameiiii nosso sotaque sendo exposto, e me encantei muito com o final. Sem falar que achei um mimo as introduções dos capítulos com frases e letras de músicas, não podemos negar que a playlist da protagonista é fantástica. 

O livro de estréia da Leila é muito bom, e vale a pena ler até o final, mesmo que seja muito cansativo o ínicio. Mais uma autora que se destaca na literatura brasileira, que vem tendo cada vez mais espaço no nosso mundo literário. Estou no aguardo da próxima obra, e espero que seja ainda melhor.

2 comentários:

  1. Oii!
    Pela sua resenha, acho que eu sentiria exatamente a mesma coisa que vc. Esse tipo de protagonista me irrita bastante, mas acho bacana quando ele/ela evolui, aprendendo e ensinando para o leitor. No final das contas, parece bem bacana.
    Feliz por ser nacional.

    E ah, ótima resenha <3

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila!
    Pelo jeito temos os mesmos "gostos" para pessoas hahahah
    Que bom que gostou, recomendo ler.. Aprendemos juntamente com a personagem.

    Beijos, volte sempre! <3

    ResponderExcluir