segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Resenha: Por isso a gente acabou, de Daniel Handler



 Sinopse: Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.



O fim de um relacionamento nem sempre é fácil, muitas vezes precisamos arrumar formas de colocar pra fora tudo o que estamos sentindo. Min Green é uma menina apaixonada por filmes antigos, Ed Slaterton é um atleta popular e que se dá super bem com garotas. "Por isso a gente acabou" é narrado por Min, através de uma carta endereçada a Ed, nela Min desabafa os diversos motivos pelos quais o rápido relacionamento deles acabou.  Juntamente com a carta, é enviada uma caixa com todas as "lembranças" das poucas semanas em que eles ficaram juntos. 





De início, Ed parece ser o garoto perfeito, do tipo que faria qualquer uma se apaixonar... Mas com o decorrer do livro, vamos percebendo que a história não é bem assim. De "encantador" ele passa a alguém de que eu senti (muita) raiva :( A leitura foi simples e divertida, a história cheia de ressentimento contada por Min, que se sentia "incompreendida" por Ed. O cansativo foi o tanto que ela citava os filmes de que gostava, os nomes dos diretores e tal... É um livro que eu recomendaria sim, mas que não me encantou tanto como outros que li :( 

“[…] Já é dezembro e o céu está claro, assim como tudo agora está claro para mim. Estou contando porque a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra eu te amei demais.”

Queria esse livro a muito tempo e no meu aniversário, finalmente ganhei. Quando comecei a ler, parece que quebrou toda a expectativa da qual eu vinha a tanto tempo nutrindo. A edição do livro é linda, as ilustrações são incríveis, porém... parece que pra mim faltou um "quê" na história. Mas isso varia de pessoa pra pessoa, já vi muitas pessoas que amaram ele e outras que não gostaram tanto... Vale a pena tirar suas próprias conclusões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário