quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Lições de "Morte e vida de Charlie St. Cloud"

           Morte e vida de Charlie St. Cloud, livro escrito por Ben Sherwood e publicado pela Editora Novo Conceito.

Sinopse: “Um coração dividido entre dois mundos. Em uma pacata vila de pescadores da Nova Inglaterra, Charlie St. Cloud cuida dos gramados e monumentos de um antigo cemitério onde seu irmão mais jovem, Sam, está enterrado. Após sobreviver ao acidente de carro que tirou a vida de seu irmão, Charlie recebe um dom extraordinário: ele consegue enxergar, conversar e até mesmo brincar com o espirito de Sam. É neste mundo místico que entra Tess Carroll, uma cativante mulher treinando para navegar sozinha ao redor do mundo em um veleiro. O destino faz com que seu barco seja apanhado por uma violenta tempestade, trazendo-a assim para a vida de Charlie. Sua bela e incomum ligação os leva a uma corrida contra o tempo e a uma escolha entre a vida e a morte, entre o passado e o futuro, entre apegar-se ou deixar o passado para trás – e a descoberta que milagres podem acontecer se nós simplesmente abrirmos nossos corações.”


         Vou começar fazendo uma confissão, comprei o livro somente porque tem o Zac Efron na capa. Sim, julguei o livro pela capa. Estava eu, num daqueles maravilhosos dias de promoção na submarino, até que vi esse livro com um preço absurdamente baixo, nunca tinha escutado falar sobre a história, então arrisquei e comprei.

         Arrisco dizer que esse foi o livro que mais me emocionei, não por ter uma parte de romance estilo chora-soluça-chora, mas por tantos significados que ele nos trás e nos fazer pensar.

        A história começa nos dando um baque e fazendo pensar em como somos sortudos em poder aproveitar a vida, pois as vezes ela é tirada tão cedo, que não há nem tempo de viver experiências incríveis e até mesmo frustrantes. Sentimos um aperto no coração tanto pela situação de Sam, quanto pela de Charlie.

       Eu particularmente me emocionei especialmente pela união de Sam e Charlie, não é algo tão comum, pois eles tinham uma grande diferença de idade, mas mesmo assim, eram ligados de uma forma intensa e viviam um pelo outro. 

        A história de amor de Charlie e Tess é muito linda, apesar de ser um pouco confusa. É bem fácil desistir de ler o livro no início por não conseguir entender, mas eu deixo a dica de ser persistente pois a história é muito boa. É um pouco lunática, é claro, porque não consigo imaginar algo desse tipo acontecendo realmente no nosso mundo, mas é tão bom que te envolve e te faz acreditar até o final do livro.

       A parte que mais me chamou atenção, é o fato de existir a palavra “empate” para acabar com as opiniões contrarias dos irmãos, fazendo os dois esquecerem de discutir e continuarem a jogar.  A promessa de Charlie e Sam é o que te emociona profundamente, eu nunca havia visto uma ligação tão bonita entre duas pessoas, algo que deveria ser cultivado nos dias atuais. Charlie é uma pessoa que conta com um coração grandioso, capaz de fazer tudo pela vida do próximo, e isso é bastante valorizado por todas as pessoas da cidade onde ele vive.

       É uma história de amor entre homem e mulher, e também, a irmandade e os valores familiares.

      Essa história de Ben deu origem a um filme, mas na minha opinião, deixou muito a desejar. O filme tirou um pouco da irmandade de Charlie e Sam para focar mais no amor dele e de Tess, então deixou de fora o que eu julguei mais emocionante.
       E por isso afirmo, podem comprar livros com o seu ator preferido do tempo da infância-juventude, porque sim, eles são bons!! E sim, podemos julgar o livro pela capa.  


 





Um comentário:

  1. Olá!!
    Eu estou louca para ler esse livro!!
    Faz um tempo que estou adiando essa leitura, mas depois de saber que é um livro emocionante acho que terei que ler!!

    Seguindo teu blog já^^
    http://wwwleituraromantica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir