terça-feira, 23 de setembro de 2014

Resenha: Quem é você, Alasca?


    Escrito pelo autor John Green, publicado com diferentes tipos de capa.



   Sinopse: "... se as pessoas fossem chuva, eu seria a garoa e ela, um furacão."

   Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Robelais, quando estava a beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".
  Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre a outra. Um livro incrível que marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.






  Bom, a edição que eu li foi publicada pela editora Martins Fontes, que conta com uma capa preta e as folhas "amareladas", eu particularmente acho a edição mais bonita do livro. Já recomendo o livro por ser escrito por John Green, e como diria uma personagem dele em outro livro que li, eu leria até mesmo a lista de compras dele.

  Quem é você, Alasca? começa descrevendo Miles, um garoto antissocial e sem amigos, Miles é mandado para um colégio interno, o mesmo que o pai havia estudado quando tinha a sua idade, Miles no incio era aquele tipo de colega que senta no canto da sala de aula e é como se não estivesse ali, sabe? Confesso que não gostei muito dele no inicio. Miles é fissurado por biografias, e tem uma mania um tanto quanto esquisita, ele costuma decorar ultimas palavras ditas por pessoas célebres antes de morrer. Em uma dessas biografias, Miles começa a levar a vida um pouco para outro lado, e quer ir em busca do seu "Grande Talvez", a ida dele para o colégio interno trás expectativas de que encontre amigos e faça algo que valha a pena.

  Chegando ao internado, Miles conhece Chip (Coronel), seu colega de quarto incrivelmente legal, e ele logo lhe apresenta a Alasca Young, o bendito "que" que irá desencadear a história. E aí começa a aventura, Miles, Coronel e Alasca desde então serão inseparáveis (ou quase), Miles começa a descobrir um mundo novo, algo que ele jamais se imaginou vivendo. É muito agoniante a contagem que ocorre no livro, é impossível parar de ler, cada momento fica mais próximo da segunda parte (o depois), e é claro que vais ficar se perguntando, o que acontece depois???? E é surpreendente! Ok, fiquei muito brava na metade do livro, queria largar ele de tanta decepção, mas continuei, e fui me apegando cada vez mais.
  O livro é cheio de surpresas, e eu aposto todas as minhas fichas de que quem ler, não irá se arrepender de forma alguma.


Um comentário:

  1. Eu simplesmente amo esse livro e ele é um dos meus favoritos de todos que já li na vida. Os livros do John são sensacionais, mas esse de alguma forma me tocou mais que todos os outros. Me apeguei muito a Alasca e com ele chorei tudo o que não chorei lendo "A culpa é das estrelas" (apesar de ter amado o livro). Amo, amo e amo! <3

    ResponderExcluir