segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

[Resenha] Uma vida para sempre - Simone Taietti

 Título da obra: Uma vida para sempre
Autor(a): Simone Taietti
Editora: Novo século
Número de páginas:352
Sinopse: Ethel diz estar morrendo. Contudo, não afirma isso apenas em razão de sua doença. Talvez a única certeza de nossa existência seja a morte, o fato de que ela chega para todos. Mas nem por isso deixa de ser a maior incógnita da vida.
Em um hospital, em meio à dor das histórias dos pacientes, Ethel encontrou amigos. Entre passeios em cemitérios, frequentando velórios e enterros de estranhos, ela tenta preparar a si e aqueles que ama, para o que parece estar ali tão próximo, o fim. Entretanto, não esperava enfrentar algumas surpresas que a fizessem duvidar de tal preparação.
As estatísticas ruins, a inexorável passagem do tempo. Onde reside a lógica disso que nos arranca pedaços, da súbita inexistência do que outrora era vívido e pulsante? Um corpo que jaz. Palavras que se perdem. A finitude de tudo o que é tão belo talvez seja a maior dor do mundo.
Uma vida para sempre é um compilado de desejos, pensamentos e dias.
Quanto dura o para sempre?
Ethel descobriu.
Classificação:
                                                             
Ethel é uma adolescente nada normal. Portadora de uma síndrome rara, Ethel Vilanova, não sente nenhuma dor e também não transpira. Esta síndrome chamada CIPA, impossibilita Ethel de viver uma vida normal, pois precisa ter cuidados excessivos, já que pode se machucar e não sentir ou se ficar muito tempo exposta ao calor pode ter uma febre altíssima.
Tudo isso impediu Ethel de viver normalmente, frequentar a escola e ter amigos. Os únicos amigos de Ethel se encontram no hospital no qual frequenta. E é nesse hospital o qual encontra Vitor, um garoto de 19 anos portador de Leucemia.
A partir daí, vocês já devem imaginar o que acontece né? Ethel e Vitor apesar de todos os problemas começam a namorar e aproveitar a vida. Mas diferente do que vocês estão pensando, isso não é um livro parecido com A culpa é das estrelas (nada contra ACDE, gosto muito da história e já chorei muito por Hazel e Gus). Diferente de Hazel que fica de mimimi, Ethel luta muito por Vitor e por sua liberdade.
Ethel não é uma garota comum, não apenas pela síndrome que tem, mas também pela bravura e vontade de viver.
Uma vida para sempre me encantou de uma forma esplendida. Não só pela história, mas pela escrita da Simone também. Fazia muito tempo que não lia um livro tão bem composto de palavras e reflexões. O que me deixou fascinada foram as reflexões de Ethel, que nos fazem pensar um pouco mais. A maior reflexão de Ethel é sobre a morte. Por que as pessoas têm tanto medo dela? Todo mundo sabe que um dia chegará ao fim da linha... Ethel se questiona muito sobre isso, e nos faz questionar também.
A capa é linda demais! Sou apaixonada por ela desde que vi pela primeira vez, apesar da simplicidade, é de uma delicadeza singular, igualmente ao livro. A diagramação é da seguinte forma: Como se trata de um diário, cada capitulo se trata de um dia da vida de Ethel. Ao início de cada capitulo existe um pequeno texto, que se trata de uma pequena reflexão sobre aquele dia. Esses pequenos textos são lindos!
O livro veio com uma dedicatória lindíssima, onde dizia: que esse livro traga-lhe bons momentos. Sim Simone, tive momentos maravilhosos com esse livro. E espero que todos tenham essa oportunidade. Não deixe passar a oportunidade de conhecer a história de Ethel, ela é linda demais.

Melhor quote de Uma vida para sempre

“O instante modificador. Os segundos que podem mudar seus planos e concepções. A ínfima contagem do tempo que pode mudar sua vida para sempre. Dizem que a vida é feita de momentos e eu acredito nisso. Acredito também em uma espécie de Big Bang, a hora em que todos esses momentos encaminham-se para um só, até porque a vida não passa de uma longa caminhada. O demorado adeus, de Simone de Beauvoir, que acaba por não ser tão demorado para alguns.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário